Com você todo dia
(51) 3723-7623

Notícias


População aprova transporte coletivo urbano
14 de Julho de 2013

O transporte coletivo urbano de Cachoeira do Sul, serviço realizado pela TNSG, foi aprovado com nota 6,22 pelos leitores do Jornal do Povo, em pesquisa realizada pelo Instituto Methodus. 44,3% deram conceito "Bom" para o serviço.

O levantamento apontou também que "Transporte coletivo" é a décima segunda (penúltima) prioridade para os entrevistados.

Veja a reportagem completa:

    

O que os leitores querem da cidade

  

Jornal do Povo 25/06/2013 - por JOSÉ RICARDO GASPAR DO NASCIMENTO

  

Os cachoeirenses leitores de jornal têm hoje como maior prioridade municipal a pavimentação e asfaltamento de ruas. O péssimo estado das vias prejudica a mobilidade urbana e esgoela o trânsito em poucas ruas centrais, o que faz com que o trânsito esteja hoje entre os maiores problemas da cidade. O diagnóstico foi levantado pelo Instituto Methodus em pesquisa exclusiva para o Jornal do Povo.

   

Na lista de prioridades ainda estão abastecimento de água e educação municipal. Curiosamente, o abastecimento de água é visto hoje como serviço melhor prestado na cidade, ao mesmo tempo em que a rede municipal de ensino vem em sexto lugar na lista de 14 serviços. Entre o serviços melhores rankeados estão também limpeza pública, coleta de lixo e transporte coletivo urbano.

   

ANÁLISE - Na combinação das duas listas percebe-se que a grande preocupação dos cachoeirenses hoje é a rua, onde o trânsito está muito complicado, concentrado em poucas ruas asfaltadas e tomadas de toda uma nova frota de carros possibilitada pela ascensão da classe C, que aqueceu o mercado de automóveis. Este é um problema comum a todo o Brasil, das capitais às pequenas cidades. Como a malha viária não acompanhou o aumento da frota, o trânsito ficou esgoelado, deixando latente a necessidade de asfaltar ruas paralelas ao Centro para desafogar o fluxo. Estacionamento na área central é coisa rara.

   

Hoje, as ruas centrais são lotadas por muitos carros e também pelo transporte coletivo urbano, que, mesmo sendo bem avaliado, precisa ser repensado em um futuro plano de mobilidade urbana. Com tanto fluxo, vias como Avenida Brasil, Rua Júlio de Castilhos e Rua Saldanha Marinho necessitam constantemente de remendos no asfalto. O resultado é um trânsito muito ruim, a ponto de ser eleito o pior serviço oferecido pelo Município de Cachoeira do Sul hoje.

    

FICHA TÉCNICA

Pesquisa Methodus/JP

 Período da coleta de dados - 10 e 11 de maio

 Quem respondeu - leitores de jornal de ambos os sexos, com 18 anos ou mais, de diferentes classes sociais, totalizando 300 entrevistas. Para a avaliação do prefeito, 10 pesquisados não souberam responder a questão

 Margem de erro - 5,6 pontos percentuais para mais ou para menos sobre os resultados obtidos

 Pesquisados - 47% de homens e 53% de mulheres, sendo que 35% estavam na faixa salarial de dois a cinco salários mínimos, 42,7% possuíam o ensino médio como escolaridade e 22% têm 55 anos ou mais de idade

    

    

PRIORIDADES

O que a cidade mais quer

1º Asfalto e pavimentação

2º Abastecimento de água

3º Educação municipal

4º Postos de saúde

5º Iluminação pública

6º Limpeza pública e coleta de lixo

7º Esporte e lazer

8º Seguranç0a pública

9º Programas de habitação

10º Trânsito

11º Saneamento básico e esgoto

12º Transporte coletivo

13º Promoção de eventos e turismo

 

Fonte: http://www.jornaldopovo.com.br/site/noticias_interna.php?intIdConteudo=188068








voltar

Av. dos Imigrantes, 1798 - Cachoeira do Sul - RS     Telefone: (51) 3723-7623 (administração)     e-mail: tnsg@tnsg.com.br

Copyright 2013 Transportes Nossa Senhora das Graças