Com você todo dia
(51) 3723-7623

Notícias


TNSG fotografa passageiros para combater fraudes
23 de Agosto de 2013

Em decorrência das constantes denúncias que recebe, de que passageiros isentos de tarifa emprestam o cartão eletrônico de passe livre a quem deveria estar pagando passagem, a concessionária do transporte coletivo de Cachoeira do Sul está implantando um sistema que identificará fraudes nas gratuidades concedidas pela empresa. Uma câmera fotográfica digital será colocada próximo da roleta dos ônibus, captando imagens de todos os passageiros. A máquina será programada para tirar, de forma automática, uma foto a cada dois segundos e a estimativa da empresa é de que cada passageiro seja fotografado três vezes enquanto passar pela roleta.

As imagens capturadas pelas câmeras serão comparadas com as dos cadastros dos passageiros da TNSG, dados que são acessados pelos códigos dos cartões de bilhetagem eletrônica dos usuários de ônibus. O diretor operacional da TNSG, Waldir de Souza, ressalta que a conferência das imagens de passageiros com as do cadastro dele será feita por amostragem. A equipe que vai comparar as fotos é a mesma, de cinco funcionários, que hoje monitora as gravações das câmeras filmadoras instaladas dentro dos coletivos entre 2009 e 2011.

 

PUNIÇÃO - Quando um passageiro for identificado utilizando cartão de benefício tarifário que não lhe pertence, o dono do documento será notificado. A Polícia Civil e a Prefeitura (o poder concedente do transporte público urbano) também serão comunicadas e o cartão será bloqueado até que o dono compareça na TNSG para explicar como o documento foi usado por outro passageiro.

 

PARA SABER MAIS

Quem tem benefício para andar nos ônibus da TNSG

 

GRATUIDADE

. Maiores de 65 anos

. Policiais militares

. Deficientes físicos

. Fiscais municipais

. Fiscais do Ministério do Trabalho

DESCONTO DE 50%

. Estudantes

FONTE: TNSG

 

ENTREVISTA

Fala, Waldir Souza

Quando o sistema antifraude em benefícios tarifários entra em vigor?

“Estamos trabalhando para estrear o sistema até 10 de setembro. Inicialmente as câmeras serão colocadas em 12 ônibus, um de cada uma das principais linhas do transporte coletivo urbano de Cachoeira do Sul”.

De onde a TNSG trouxe o projeto de evitar o empréstimo de cartões?

“A ideia foi trazida de São Paulo (SP), onde o sistema já está em operação. Contratamos a mesma empresa que implantou as câmeras em São Paulo, a Trasdata. O sistema é pioneiro no Rio Grande do Sul. Empresas de transporte urbano de Porto Alegre e Viamão já nos contataram para conferir o sistema logo que ele estiver funcionando em coletivos da TNSG”.

Quanto a TNSG está investindo neste sistema de câmaras?

“As câmeras fazem parte do nosso projeto de modernização do sistema de bilhetagem eletrônica. No total, o investimento será de aproximadamente R$ 300 mil”.

Qual a média de passageiros com benefícios tarifários da TNSG?

“Em torno de 30% dos nossos passageiros têm benefício tarifário, seja isenção ou desconto de 50% no valor da tarifa. Isto significa que dos cerca de 22 mil passageiros/dia, em torno de 6,6 mil ou andam de graça ou pagam meia tarifa. Quem patrocina o benefício é o usuário pagante, pois quem tem isenção ou desconto tarifário gera custos para a empresa”.

Em média, quantas vezes um isento de tarifa anda de ônibus por dia?

“Logo que o sistema de bilhetagem eletrônica foi implantado, em 2003, chegamos a registrar isentos que andavam 10 vezes de ônibus por dia. Fomos atrás destes passageiros para saber o que estava acontecendo. Visitamos parte deles para buscar explicações. Depois disto, o número caiu para, em média, quatro viagens por dia”.

Qual o maior volume de gratuidades?

“Os idosos (maiores de 65 anos de idade) são a grande maioria dos isentos de tarifas da TNSG. Por não pagarem passagem e serem aposentados ou pensionistas, eles acabam fazendo serviços do cotidiano para familiares, como ir ao banco e ao supermercado, tudo de ônibus. Além de serem isentos de tarifas, os maiores de 65 anos têm preferência no atendimento, por exemplo, em bancos, casas lotéricas e supermercados”.

     

Publicado no Jornal do Povo, edição de 23/08/2013


TNSG combate fraudes
Fechar Próxima Anterior

TNSG combate fraudes







voltar

Av. dos Imigrantes, 1798 - Cachoeira do Sul - RS     Telefone: (51) 3723-7623 (administração)     e-mail: tnsg@tnsg.com.br

Copyright 2013 Transportes Nossa Senhora das Graças